domingo, 6 de julho de 2008

(57) - ARIANE OU ARIADNE --> MITOLOGIA...

ARIANE ou ARIADNE

Ariane: forma francesa de Ariadne.

Ariadne, ou Ariane é a filha de Minos, rei deCreta.

Ariane era uma bela princesa da mitologia grega filha de Minos e Pasífae, do reino de Creta. Houve uma época, que os atenienses eram obrigados a pagar um tributo ao rei Minos. Tal fato deveu-se ao assassinato de Androgeu, filho de Minos, que ocorreu depois de ter vencidos os jogos. O rei, indignado com o fato, impôs aos atenienses severo castigo. Eles deveriam, a cada ano, enviar sete rapazes e sete moças, escolhidos mediante sorteio, para alimentarem o Minotauro, furioso animal, metade homem, metade touro, que vivia encerrado no labirinto. Este monstro vivia num labirinto no palácio de Cnossos, esse labirinto era um estranho palácio repleto de corredores, curvas, caminhos e encruzilhadas, onde uma pessoa se perdia, jamais conseguindo encontrar a saída depois de transpor a sua entrada. Era aí que ficava encerrado o terrível Minotauro, que espumava e bramia, jamais se fartando de carne humana. O labirinto era tão complexo que Daedelus, o arquiteto que o construiu, morreu ao não conseguir encontrar a saída.

Um dia um jovem semi Deus chamado Teseu foi a Atenas para matar o Minotauro. Teseu resolveu preparar-se para enfrentar o monstro, oferecendo sacrifícios aos deuses e indo consultar o oráculo de Delfos. Invocado o deus, a pitonisa informou a Teseu que ele resolveria o caso desde que fosse amparado pelo amor. Ao chegar a Creta adquiriu a certeza de que sairia vitorioso, pois a profecia do oráculo começou a realizar-se.

Com efeito, a linda Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e combinou com ele um meio de encontrar a saída do terrível Labirinto. Um meio bastante simples: apenas um novelo de lã. Então Ariane, entregou a Teseu um fio de lã. Ariadne ficaria à entrada do palácio, segurando o novelo que Teseu iria desenrolando à medida que fosse avançando pelo labirinto. Para voltar ao ponto de partida, teria, apenas, que ir seguindo o fio que Ariane seguraria firmemente. Cheio de coragem, Teseu penetrou nos sombrios corredores do soturno labirinto. A fera, mal pressentiu a chegada do jovem, avançou furiosa, fazendo tremer todo o palácio com a sua cólera. Calmo e sereno esperou sua arremetida. E então, de um só golpe, Teseu decepou-lhe a cabeça.

Vitorioso, Teseu partiu de Creta, levando em sua companhia a doce e linda Ariane. Entretanto, ele a abandona na ilha de Naxos, retornando a sua pátria sem ela. Ariadne, vendo-se sozinha, entrega-se ao desespero atirou-se ao mar, procurando a morte. Afrodite, porém, apiedou-se dela e consolou-a com a promessa de que teria um amante imortal, em lugar do mortal que tivera. Bacchus (deus grego) segurou-a em seus braços e imediatamente se apaixonou por Ariadne, casaram-se.

Como presente de casamento, deu-lhe uma coroa de ouro, cravejada de pedras preciosas que atirou ao céu quando Ariadne morreu. À medida que a coroa subia no espaço, as pedras preciosas foram se tornando mais brilhantes conservando sua forma, se tornam estrelas (Corona Borealis) a coroa de Ariane permaneceu fixada no céu como uma constelação, entre Hércules ajoelhado e o homem que segura a serpente.

Origem do significado do nome Ariane:
Originário do Gaélico: prata.
Originário do Grego: muito santa (forma curta de Ariadne). Origem do germânico: da raça branca, alva.

Fonte:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&u=http://fr.wikipedia.org/wiki/Ariane_(mythologie)&sa=X&oi=translate&resnum=7&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dariane%2Bmithologie%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1B2GGFB_ptBR259BR260

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=fr&u=http://fr.encarta.msn.com/encyclopedia_761569600/Ariane.html&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dariane%2Bhistoire%2Bla%2Bmythologie%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1B2GGFB_ptBR259BR260%26sa%3DG

Nenhum comentário: