sábado, 31 de julho de 2010

A importância dos Sentimentos para a existência


Certo dia parei pra pensar o que dá importância da vida, certamente também você já parou pra pensar isso?!
Pois bem, antes de ler todas as linhas, pense o que dá sentido a vida pra você...?
Ao certo pensamos e acreditamos veementemente que o centro da nossa vida é alma, com certeza, não tiro essa razão.
Mas o que faz dar “sentido” a vida do outro, posto que você só tem uma alma, e a alma do outro não é sua, então pra você o que dá existência e significância a vida do outro?!
Com esse pensamentos me ocorreu que só os sentimentos dá importância a vida. Falo dos sentimentos da emoção, da percepção, do conhecimento , todo e  qualquer  Sentir.
Talvez você não entendeu o que quis dizer com isso, mas tentarei me explicar melhor.
Primeiramente pergunto, o que você ama?, o que você odeia?, o que você admira ?, o que você precisa?, o que você almeja?, tudo isso da significância de vida para você? Acredito até que os objetos podem ter “vida” para você. Como assim?!
Pergunto agora, você já chorou por algum objeto querido, ou já ficou com raiva de alguém, porque este quebrou seu querido objeto?! Pois bem, esse sentimento que você tem por aquele objeto faz com que você dê vida a ele, assim, ele será importante pra você e este terá um significado pra você.
Novamente pergunto agora, quando você vê aquele mendigo que senta ao chão nas ruas e pede trocados e mal você olha pra ele e às vezes você passa como se ele não estivesse ali, será que com essa indiferença de sentimentos, de mal percebê-lo você dá “vida” a ele?! Acredito que não. Pois embora ele exista, pra você é como se ele não existisse.
Agora pense que você está em um ônibus cheio, você já ao certo sentou ao lado de alguém que não conhecia e mal você olhou pra cara da criatura ao lado e quando está pessoa chega ao seu destino e sai de perto de você e deixa o ônibus, você não sentiu a menor “falta” dela, alias, você sente até um certo alívio porque ficou com  mais espaço na cadeira. Talvez essa certa ausência sentimentos que você teve para com a criatura ao lado fez você não ver a existência daquela pessoa, porque faltou o sentimento sensorial de percepção, apesar do espaço físico que ela ocupou. Então essa indiferença faz você não notar a existência dela.
Bom, mas ao certo você deve estar pensando o que eu quero chegar com isso, na verdade  eu só quero argumentar sobre os Sentimentos e quão importantes eles são, este que dão sentindo e significação as coisas e a vida.

Outra coisa que eu quero apontar aqui, sabemos que só o ser humano é uma animal racional, aí me pus a pensar, se os sentimentos eram só dos “racionais” bem acredito eu que não, porque?! Estive a pensar será que os animais não tem sentimentos?! Bom se você já teve algum animal de estimação você dirá que sim. Aquele animalzinho que SENTE sua presença quando você chega, que SENTE sua ausência quando você não está por perto, o que seria isso então, se fosse o  sentimento que faz com que você exista pra ele?!
Outra coisa  que me fez pensar, em um mundo tão tecnológico e virtual, quem nunca fez  amizade com alguém com que você nunca manteve nenhum tipo de contato físico visual, mas que as letras digitadas fez você sentir a existência do outro.
Um exemplo pus me a pensar se tivesse um contato virtual com uma pessoa que eu nunca tivesse visto a foto, e que nunca tivesse conhecido pessoalmente, mas que se eu começasse a conversa com essa pessoal  virtualmente, certamente, embora eu não a visse e não a enxergasse e mesmo que eu não provasse a existência daquela pessoa eu estaria “dando Vida” a ela pois estaria a nutrir um sentimento, seja este de amizade de curiosidade e por aí vai...
Assim como eu falei de pessoas que eu nunca vi, nunca escutei, mas já falei ou seja teclei e dei algum sentimento pra ela fazer parte de existência pra mim. Assim falo das coisas abstratas que possa ter vida e existência para gente.
Pela minha religiosidade e minha crença fiel e leal a Deus me perguntaram uma vez, como eu podia crer no ente que não “existia”, que ninguém podia ver, ninguém pode falar, ou escutar. Aí respondi, só se for pra você! Pois, eu falo com Deus e vejo no fundo meu coração.
Embora eu não possa “ver” “escutar”, pra mim ele existe pois tenho esse sentimento por ele, esse sentimento faz com que eu tenha certeza da sua existência, pois, como poderia amar, algo que não existe?!
Pois bem todo e qualquer sentimento faz com que você, dê existência a algo, a alguma coisa, seja esse sentimento de amor, de ódio de carinho de desprezo, tudo que é sentimento dá existência e o pior das coisas é não ter sentimento.
Acredito assim que a Alma é um poço de sentimento, que faz de você ser o que é, então quanto mais você ama, mais sua alma é plena e realizada, pois o sentimento de amor que habita a sua alma, faz com que esta seja doce e afável e conseqüentemente refletira em seu corpo e em suas ações, assim também falo quando você tem muito sentimento de rancor  e ódio a sua alma se torna um poço de seus sentimentos refletindo em seu corpo e em suas ações. E lembre-se que quando você é indiferente com alguém você não dará “existência” aquela pessoa.
Por isso tire todos os maus sentimentos da sua alma e lance fora de você.
E viva os bons sentimentos!!!